Cidadania italiana, rede consular e promoção cultural são os temas centrais da Reunião Continental do Conselho Geral dos Italianos no Exterior – CGIE para a América Latina, que está acontecendo desde ontem (27) em Curitiba. O encontro, que segue até sábado (29), é realizado no Palazzo Garibaldi e reúne autoridades italianas e representantes das comunidades ítalo-descendentes da região.
Curitiba sedia a reunião continental do CGIE pela segunda vez desde a criação do conselho, sendo a primeira em 2014. Eventos semelhantes acontecem periodicamente em diferentes continentes, com o objetivo de debater as necessidades e prioridades das comunidades italianas espalhadas pelo mundo.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, parlamentares e conselheiros do CGIE da América Latina participam dos debates. Os representantes eleitos do Brasil são Daniel Taddone, Walter Petruzziello, Silvia Alciati e Stephania Puton.
Durante os três dias de trabalho, os participantes discutirão questões como a situação das comunidades italianas na região, a qualidade dos serviços consulares, os efeitos da legislação sobre a cidadania italiana e estratégias de promoção da língua e cultura italianas.
O encontro será concluído no sábado ao meio-dia, com a aprovação de um documento final contendo as propostas e recomendações definidas durante as sessões.
Em paralelo, Curitiba também recebe uma reunião do Intercomites do Brasil, grupo informal formado pelos presidentes dos sete comitês italianos existentes no país.
Leia também: MAIE propõe novas regras para cidadania italiana com nível B1.