Itália reforça compromisso climático na Amazônia

O ministro italiano Antonio Tajani participa da Cúpula do Clima na Amazônia, em Belém, como preparação para a COP30. A Itália reafirma sua meta de cortar até 72% das emissões até 2035 e destaca a importância de unir ambição e realismo nas ações climáticas. Tajani também visitará projetos locais ligados à sustentabilidade e à presença italiana na região.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, representará o país europeu na primeira Cúpula do Clima na Amazônia, que antecede a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Veja também investimentos de outros países na COP30 e Fundo Amazônia.

Segundo comunicado da Farnesina (Ministério das Relações Exteriores da Itália), o país reafirmará seu compromisso de combate ao aquecimento global, exigindo que todos os participantes combinem ambição e realismo nas ações climáticas. Uma nota também ressalta que a Itália buscará metas sustentáveis ​​com abertura à inovação e sem posturas dogmáticas.

Metas climáticas da União Europeia

A Itália destacou ainda a sua contribuição para o acordo firmado pelos ministros do Meio Ambiente da União Europeia, que confirma a meta de redução das emissões de gases de efeito estufa entre 66% e 72% até 2035, tomando como base os níveis de 1990.
Esse compromisso será um dos principais pontos defendidos pelo país nas discussões que antecedem a COP30.

Visitas em Belém 

Durante sua estadia em Belém, cidade que sediará a COP30, Tajani visitará a plataforma flutuante AquaPraça, um projeto do escritório de arquitetura Carlo Ratti Associati, voltado para sustentabilidade e inovação urbana.
O chanceler também passou pela Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo histórico da cidade, projetada no início do século 20 pelo arquiteto italiano Gino Coppedè.

Agenda social e organiza

Além das atividades oficiais, Tajani visitará a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança e o Hospital da Divina Providência, localizado em Marituba, região metropolitana de Belém. Ambos os locais contam com missões italianas e representam a colaboração humanitária entre Itália e Brasil.

Comente

Neste Artigo

Sobre o autor