Itália proíbe fogos de artifício para proteger pessoas e animais no Ano Novo
Cada vez mais cidades da Itália proíbem fogos de artifício no Ano Novo como forma de reduzir riscos à população e proteger animais do barulho e de acidentes.
Cada vez mais cidades da Itália proíbem fogos de artifício no Ano Novo como forma de reduzir riscos à população e proteger animais do barulho e de acidentes.
Na Alemanha, a virada do ano é marcada por rituais tradicionais e superstições curiosas que prometem atrair sorte e prosperidade. Do chumbo derretido aos porquinhos da sorte, os alemães repetem costumes antigos para começar o Ano Novo com boas energias.
O governo da Itália confirmou a manutenção da taxa consular e do prazo reduzido para o reconhecimento da cidadania italiana de filhos nascidos antes de 24 de maio de 2025. A decisão mantém regras mais rígidas para esse grupo, enquanto crianças nascidas após a nova lei têm isenção de custos e mais tempo para o registro.
Na Europa, as cores do Réveillon vão além da estética e carregam tradições culturais profundas. Enquanto o branco simboliza renovação, o vermelho representa sorte e amor, o dourado remete à prosperidade e o preto traduz elegância. A escolha das cores reflete intenções, costumes locais e diferentes formas de celebrar a chegada do Ano Novo no continente europeu.
Mais de 3.000 imigrantes mortos foram registrados ao tentar chegar à Espanha em 2025, de acordo com o Caminando Fronteras, com destaque para o aumento de tragédias na rota entre a Argélia e as Ilhas Baleares.
Quem tem Cartão de Cidadão emitido antes de 2021 pode ser obrigado a renová-lo antes da data de validade, devido a novas exigências tecnológicas impostas pela União Europeia.
A Bulgária adota o euro como moeda oficial, tornando-se o 21º membro da zona do euro, em um cenário marcado por protestos, receios de inflação e forte instabilidade política.
Cristiano Ronaldo afirmou que só pretende pendurar as chuteiras depois de alcançar os mil gols na carreira, marca que considera possível caso não sofra lesões.
Quem deseja trabalhar na Itália no próximo ano precisa solicitar um visto de trabalho específico, caso não possua cidadania da União Europeia. A legislação italiana prevê diferentes modalidades de visto, como trabalho por cotas, trabalho qualificado, nômade digital, transferência empresarial, investimento e vistos voltados a descendentes de italianos, cada uma com regras próprias.
Diversas cidades da Itália têm adotado medidas para restringir ou proibir fogos de artifício, especialmente os com estampido, com foco na proteção de pessoas vulneráveis, no bem-estar animal e na segurança pública. A iniciativa reflete uma tendência crescente na Europa de repensar celebrações tradicionais de forma mais responsável e inclusiva.